Search Menu
Home Latest News Menu
News

Kora, expoente da produção musical, lança álbum de remixes para ‘Antígua’, de Poranguí

O trabalho é um diálogo entre a ancestralidade de Poranguí e a modernidade de Kora, apresentando novas perspectivas para sons ancestrais

  • Redação
  • 19 December 2024
Kora, expoente da produção musical, lança álbum de remixes para ‘Antígua’, de Poranguí

Se você curte Organic House e também se identifica com sons que se conectam à ancestralidade, precisa ouvir o novo trabalho de Kora, um dos maiores expoentes da cena de Organic House mundial da atualidade.

O artista canadense remixou o álbum do brasileiro Poranguí e lançou nesta sexta-feira (13) Antigua: Kora Remixes, pela Sol Creation Records, gravadora comandada pelo próprio Poranguí, conhecido por criar produções ancestrais com ritmos indígenas.

O álbum original, ‘Antigua’, foi gravado ao vivo no Sugarshack, na Flórida, em 2023, logo após a passagem do furacão Ian; o brasileiro então fez uma performance intimista, improvisada e conectada com os elementos da natureza. Inclusive, essa gravação foi registrada e disponibilizada no Youtube:

Cada faixa do disco original foi pensada para representar um dos quatro elementos — terra, água, fogo e ar —, traduzidos através de instrumentos ancestrais, vocais profundos e uma abordagem que transcende fronteiras culturais.

Já este novo álbum de remixes começou a ganhar vida em 2023, quando Kora remixou ‘Inner Sanctum’ de Liquid Bloom & Poranguí, o que acabou evoluindo para outras colaborações. Segundo os próprios artistas, o universo conspirou de várias maneiras para conectá-los.

Eles tocaram juntos na noite do encerramento do Envision Festival 2023 na Costa Rica, e alguns meses depois, se encontraram novamente em outra apresentação em Montreal, em noite de lua cheia, em novembro de 2023.

Por compartilharem a mesma inspiração de usar a música como forma de cura e conexão, esse álbum de remixes fez muito mais do que sentido, e Kora conseguiu captar muito bem a essência das faixas originais.

O artista canadense adicionou sua assinatura e criou uma atmosfera que combina o tribal e o cósmico, o orgânico e o eletrônico, unindo raízes ancestrais com ritmos modernos — um convite à introspecção e à dança ao mesmo tempo.

As faixas equilibram espiritualidade, movimento, e oscilam entre momentos meditativos e enérgicos. Ouça o resultado final:

Conheça mais a fundo o trabalho de Poranguí

Nascido no Brasil, mas com raízes no México e nos Estados Unidos, Poranguí é um mestre em transformar música em experiências realmente transformadoras.

Sua trajetória foi influenciada pela imersão em cerimônias indígenas e por uma formação multicultural que combina ritmos afro-brasileiros, cantos e elementos da música moderna.

Nas suas apresentações ao vivo, ele utiliza instrumentos ancestrais, sampleando e criando camadas em tempo real, algo que faz dele um artista totalmente diferente na cena atual. Poranguí chama esse estilo de World Soul, um som que transcende o entretenimento, oferecendo cura, introspecção e celebração.

Suas apresentações, sempre improvisadas, variam entre meditativas e Tribal House — que pode ter mais de 30 instrumentos sendo utilizados — além de vocais em diversas línguas, incluindo português, espanhol, náuatle, lakota e iorubá.

Kora, pioneiro do Organic House, mistura perfeitamente elementos de vários estilos para construção de seu som

Diretamente de Montreal, onde também mantém uma residência no lendário club Stereo, Kora ficou conhecido por produções que combinam muita técnica com uma sensibilidade orgânica. Ele rapidamente ganhou reconhecimento por criar faixas que funcionam tanto em pistas intimistas quanto em grandes festivais, equilibrando texturas eletrônicas com belas melodias.

O estilo de Kora varia do orgânico ao progressivo, explorando sons ambientais e meditativos, com lançamentos que já foram assinados por Anjunadeep, Sol Selectas e Kindisch, além de seu próprio selo, Saisons Musique. Portanto, para além de seu pioneirismo no Organic House, há também uma discografia com trabalhos de sucesso no Progressive House, Deep Tech e Groovy House.

Como DJ, já se apresentou em mais de 30 países, tanto no formato híbrido como em live set, incluindo colaborações com músicos e vocalistas, buscando criar uma experiência hipnótica e transcendental para o público. Para ele, improvisar DJ sets é a maior forma de liberdade, um momento de conexão profunda com o coletivo, onde a harmonia se manifesta.

(Kora @ Burning Man Mix 2024 | Morning Set on Lucy S Cargo)

Siga Kora e Poranguí no Instagram

Imagens: Divulgação

Load the next article
Loading...
Loading...