Search Menu
Home Latest News Menu
News

Jack White Coloca Primeiro Toca Discos Para Funcionar No Espaço

Vinil banhado a ouro tocou a 28,000 metros de altura por 80 minutos

  • Mixmag Team
  • 1 August 2016
Jack White Coloca Primeiro Toca Discos Para Funcionar No Espaço

O músico americano Jack White realizou um sonho antigo inusitado: colocar um disco de vinil para tocar pela primeira vez no espaço. A proeza aconteceu no dia 30 de julho de 2016.

A Third Man Records, gravadora de Jack mandou ao espaço um toca discos especialmente preparado com um vinil dourado a 28,000 metros de altura. A trilha musical foi formada por uma combinação de ‘A Glorious Dawn’ de John Boswell e uma gravação do cientista americano Carl Sagan com uma descrição do universo.

Sobre o feito, White disse: “Nosso principal objetivo com o projeto foi injetar imaginação e inspiração na história da música e aos amantes do vinil.

“Esperamos que ao alcançar esse objetivo, vamos inspirar outros a sonhar alto e a criarem suas próprias missões, seja lá quais forem.”

Kevin Carrico levou 3 anos para projetar o Icarus Craft usado na missão. O disco precisou ser banhado em ouro para que os sulcos mantessem o formato, evitando aumentarem e reduzirem o tamanho com a exposição direta ao sol e à atmosfera naquela altitude.

“Quanto mais alto na atmosfera, elementos como a temperatura e a falta de ar vão afetando a operação. O vinil começa a derreter por volta de 71ºC (160F) e sem o ar para equilibrar a situação, a experiência pode acabar com um monte de plástico derretido”, explicou Carrico.

A experiência com o balão terminou quando o toca discos pifou e precisou ser enviado de volta ao ponto de lançamento em Marsing, Idaho.

Veja o video documentando a façanha abaixo.

[Via: The Guardian]

Veja as 30 sessions do Mixmag Lab mais curtidas no YouTube aqui.

Baixe as revistas da Mixmag Brasil, grátis, para IOS e Android!

Curta a Mixmag no BeBee / Facebook / Google Plus / Instagram / Twitter

Loading...
Loading...