Faixa gerada por IA alcança número um na parada de singles dos EUA da Billboard
‘Walk My Walk’, criada pelo artista de IA Breaking Rust, alcançou o topo da parada Country Digital Song Sales da Billboard batendo três milhões de streams no Spotify em menos de um mês
Uma faixa gerada por IA alcançou o primeiro lugar em uma parada de singles nos EUA.
‘Walk My Walk’, lançada pelo artista de IA Breaking Rust, está atualmente no topo da parada Country Digital Songs Sales da Billboard após acumular mais de três milhões de streams no Spotify em menos de um mês e liderar a parada Viral 50 da plataforma nos Estados Unidos.
Outra faixa de Breaking Rust, ‘Livin’ on Borrowed Time’, alcançou o quinto lugar na mesma parada, somando mais de quatro milhões de streams no Spotify.
Embora o criador por trás de Breaking Rust ainda não tenha revelado sua identidade, a página oficial do artista de IA no TikTok já acumulou quase 200.000 seguidores, com ‘Walk My Walk’ aparecendo em mais de 150.000 vídeos na plataforma.
Em comunicado à ABC News, a Billboard afirmou estar ciente de que a faixa é gerada por IA, apontando para seus próprios relatos de que ao menos outros cinco projetos de IA entraram nas paradas nos últimos meses.
Entre eles estão Xania Monet, que alcançou o 3º lugar na parada Hot Gospel Songs da Billboard, e Enlly Blue, o artista assistido por IA que chegou ao 15º lugar na Rock Digital Song Sales em outubro.
“No fim das contas, isso parece um experimento para ver até onde algo assim pode chegar e o que pode acontecer no futuro - e também em outras disciplinas da arte”, disse à ABC News Kelley L. Carter, repórter sênior de entretenimento da Billboard.
Artistas de IA não vão exigir coisas que um artista humano real exigiria, e quando as empresas começarem a considerar isso e olhar para seus resultados financeiros, acho que é nesse momento que os artistas devem, com razão, ficar preocupados”, acrescentou ela.
‘Walk My Walk’ não é a única faixa gerada por IA a alcançar o topo das paradas nesta semana, já que uma música holandesa antimigratória do artista de IA Broken Veteran chegou ao top 5 da Spotify Viral 50 Global Chart.
De acordo com o The Guardian, a faixa desapareceu “apenas alguns dias” depois de subir rapidamente nas paradas; o Spotify afirmou que foi o criador por trás de Broken Veteran quem removeu a música, embora ele tenha negado que isso tenha ocorrido.
Em um e-mail enviado ao The Guardian, o criador por trás de Broken Veteran - que permaneceu anônimo - disse que sua música buscava “expressar frustração com políticas governamentais, não com migrantes como indivíduos”, acrescentando acreditar que a IA é “valiosa para pessoas como eu, que têm algo a dizer, mas não possuem treinamento musical tradicional”.
No início desta semana, um novo estudo foi divulgado pelo serviço francês de streaming musical Deezer, cuja pesquisa constatou que 97% das pessoas “não conseguem perceber a diferença” entre música feita por IA e música feita por humanos.
Embora mais da metade dos entrevistados (52%) tenha dito sentir “desconforto” em não saber distinguir as faixas que lhes foram apresentadas, 66% dos participantes afirmaram que ouviriam música totalmente gerada por IA ao menos uma vez - ainda que apenas por curiosidade.
Photo: Breaking Rust

