Europa Coloca Festivais, Nightclubs E Eventos Esportivos Em Alerta
A vulnerabilidade das aglomerações
Autoridades européias colocaram eventos esportivos, festivais de música e até nightclubs em estado de "alerta máximo" por risco de atentados suicidas do Estado Islâmico.
Produtores de
festivais e representantes da Premier League, foram convocados para uma
reunião no estádio Wembley com Neil Basu, responsável pela segurança do
país.
A polícia emitiu o alerta na véspera de dois eventos que atraem milhares de pessoas: cerca de 2.5 milhões de pessoas devem acompanhar 24 times de futebol pela França na Euro 2016 e mais de 130 mil pessoas assistirão ao festival Glastonbury, na Inglaterra.
Eventos de entretenimento entraram para a lista de atenção após a morte de 130 pessoas em resultado dos ataques ao Le Bataclan, na França em 2015.
Estádios e eventos de música são muito vulneráveis devido a alta concentração de pessoas, mas festivais são especialmente mais complicados, graças ao tamanho das aglomerações.
“Essas pessoas são totalmente capazes de atingir civis para provocar máximo impacto terrorista. Lugares cheios de gente sempre foram uma preocupação mas agora estão na lista de atenção máxima,” disse Neil Basu.
Um agente alemão informou que o ISIS planeja atacar durante a Euro 2016 e Hans-Georg Maassen, Chefe de Segurança da Alemanha admitiu o caso mas disse que nada concreto foi descoberto.
O Prefeito de Londres Sadiq Khan acaba de anunciar uma revisão nos procedimentos de segurança da cidade para investigar o funcionamento de serviços de emergência em casos de um grande ataque terrorista.
Foto: Reprodução Glastonbury
h/t The Guardian