Estudo Mostra Importância Da Música No Desenvolvimento Cerebral
Pesquisadores defendem educação musical nas escolas
Um estudo conduzido por pesquisadores da University of Southern California's Brain and Creativity Institute indica que a música realmente acelera o desenvolvimento do cérebro das crianças.
A experiência começou em 2012 e acompanha 75 crianças desde que tinham 6 e 7 anos. Parte da molecada veio da Orquestra Filarmônica Jovem de Los Angeles, outros de um programa de futebol e o resto não está envolvido em nenhuma atividade regular.
Logo após o primeiro ano, mudanças de comportamento já foram notadas. As crianças envolvidas com música se destacaram em funções como memorização de sequências numéricas e identificação de mudanças de tom.
Com dois anos de estudo, resultados claramente mostraram maior desenvolvimento da atividade cerebral - "incluindo melhorias em atividades como percepção da fala, linguagem e leitura" - nos jovens ligados à música.
"Esse desenvolvimento que constatamos nas crianças 'musicais' mostra que podemos ajudá-los tambem noutras áreas que tambem dependem dessa parte do cérebro," disse o chefe da pesquisa, Assal Habibi.
O objetivo dos pesquisadores com esse estudo, publicado no Science Direct, é defender a importância da educação musical nas escolas, ajudando no desenvolvimento de pessoas com melhores habilidades cognitivas.
Imagem: Reprodução | h/t KPCC