Menu
Home Latest News Menu
Tech News

Entenda Porque A Moeda Corrente Tradicional Pode Virar Coisa Do Passado

O dinheiro do futuro

  • Mixmag Brazil Crew
  • 26 March 2016
Entenda Porque A Moeda Corrente Tradicional Pode Virar Coisa Do Passado

Com uma indecifrável e estupidamente avançada tecnologia, aliado à notícias de mais de 1 bilhão de dólares em financiamento chegando de investidores ao redor do mundo, não é de se admirar o gigantesco hype que envolve o assunto das enigmáticas moedas virtuais.

A moeda virtual, ou 'virtual currency', é na verdade uma nova representação de valor digital, geralmente criptografada, não regulamentada pelos governos internacionais.

O Bitcoin, a mais famosa dessas moedas, foi criado em 2008 por um gênio da computação chamado Satoshi Nakamoto, que até hoje ninguem sabe ao certo se é o cara da foto abaixo, uma mulher, mulheres ou mesmo um grupo de insurgentes high tech.

A coisa é tão complexa que não se sabe nem mesmo se Satoshi Nakamoto é japonês ou não.

Segundo o Coindesk, “Satoshi” significa "pensamento claro, inteligente", “Naka” pode significar “medium, dentro ou relacionamento” e “Moto” pode ser “origem” ou “fundação”.

Todos esses elementos podem se referir a revolucionários por trás do desenvolvimento de um super algoritmo para tirar o poder dos bancos e instituições financeiras, uma espécie de contra ataque aos lucros exorbitantes e taxas mortais que assolam o povo.

Um jornalista do New Yorker sugeriu que Satoshi Nakamoto era na verdade Michael Clear, um estudante de criptografia irlandês, que assim como o japonês da foto, nega estar por trás do Bitcoin.

A real é que o Bitcoin começou a entrar na cultura popular em 2013 e de lá pra cá o assunto pipoca na internet.

Caixas automáticos de Bitcoin acabam de aparecer em locais públicos de San Francisco, Philladelphia e inúmeros lugares e estabelecimentos comerciais pelo mundo.

O Brasil recebeu o primeiro caixa eletrônico Bitcoin na América Latina em abril de 2014 e um post no Reddit publicado um ano atrás já mostrava que existiam mais de 10,000 Bitcoin ATMs na Espanha.

Existem outras novas moedas virtuais como o Stellar, mas o Bitcoin é disparado o mais badalado. A moeda da próxima geração já apareceu em séries de TV como Black Is The New Orange e Criminal Minds.

O Bitcoin já apareceu tambem em filmes como o recente Deadpool e Dope, produzido por Pharrell Williams.

Segundo o Standard Digital Media, as moedas virtuais devem dominar as transações financeiras do planeta muito antes do que se imagina e o movimento já acontece no Brasil.

Estabelecimentos andam aderindo por aqui, um projeto publicado no portal Bitcoin Brasil propõe o fim da circulação de dinheiro em espécie no país e no dia 8 de abril [2016] acontece o 1º Bitcoing Summit em São Paulo.

A moeda ainda precisa evoluir muito até ganhar credibilidade junto a massa mas vantagens como tarifas mais baixas, poder ser usada em todos os países do mundo circulando fora do alcance dos órgãos governamentais, parecem ser mais atraentes do que os riscos - valor volátil, falta de regulamentação e ameaças de hackers.

É a tecnologia impulsionando inovações e constantes mudanças. O que vai ser positivo e negativo de cada uma dessas novidades só o tempo dirá.

Imagens: Reprodução

Load the next article
Loading...
Loading...