Menu
Home Latest News Menu
News

Anhanguera comenta samples clássicos do primeiro álbum de Daft Punk

Para o duo houseiro, Daft Punk sempre foi um projeto a se espelhar

  • Marllon Gauche
  • 1 April 2021
Anhanguera comenta samples clássicos do primeiro álbum de Daft Punk

Na última semana de fevereiro, uma notícia pegou o universo musical de surpresa, silenciando o público por alguns minutos, mas logo depois virando o assunto do momento.

A icônica dupla Daft Punk anunciava o fim de seus trabalhos após 28 anos de carreira através de um vídeo de quase oito minutos, sem proferir nenhuma palavra.

O legado da dupla, que mudou a concepção de muita gente sobre música eletrônica, é algo indiscutível.

Guy Manuel de Homem-Cristo e Thomas Bengalter são responsáveis pela popularização absoluta do Dance Music, em nível mundial, quebrando as barreiras do eletrônico underground.

Daft Punk foi a prova de que a combinação do futuro do “homem versus máquina” viria para revolucionar os paradigmas até então inimagináveis da indústria musical.

Os homens de capacete influenciaram incontáveis artistas dos mais diversos estilos e gêneros ao redor do mundo, inclusive do Anhanguera, se fazendo presente nas raízes do duo.

Símbolos do French Touch, com nuances intrínsecas do House e Nu Disco, Daft Punk flutuava além das fronteiras estéticas, ocupando um lugar majestoso na bagagem musical de Décio Freitas e Dudu Palandre.

Para celebrar a maestria e o legado inesquecível do Daft Punk, o próprio Anhanguera listou alguns samples utilizados no primeiro álbum do Daft Punk, Homework, que como o nome já diz, foi feito de forma caseira, mas extremamente criativa utilizando samples pouco óbvios, às vezes difíceis de serem identificados, mesmo sendo em alguns casos de músicas conhecidas da disco music, do soul e do funk do início dos anos 80.

Da Funk

Para esta faixa a dupla sampleou os beats do break de Vaughan Mason and Crew - Bounce, Rock, Skate, Roll. Esses são claramente identificáveis pois formam a base da música do duo francês.

A parte do break inicial de I'm Gonna Love You a Little More do Barry White também foi usada para criar a virada da batida de “Da Funk”, logo no início da faixa.

E por último foi utilizado também um trecho da guitarra de Karen Young - Hot Shot. Só que com o BPM mais baixo. Curioso que outra música do mesmo, Album Funk Ad também tem esse sample em sua composição

REVOLUTION 909

A dupla sampleou Kriss Kross - Jump. Parece difícil de associar, né? Mas sim, é o vocal acelerado sobre um beat do famoso drum machine 909.

Para essa faixa vale notar que também foram utilizados vários trechos de filme para dar o som ambiente como este trecho aqui:

PHOENIX

No caso de Phoenix, foi utilizada uma parte da melodia após o primeiro refrão da música “Don't Go Breaking My Heart”, de Elton John e Kiki Dee. É difícil identificar o sample pois os produtores recortaram só um trecho de menos de 5 segundos, que em Phoenix virou o loop que permeia a música toda.

High Fidelity

Para essa música, foram utilizados dois trechos diferentes do clássico mellow de Billy Joel - Just the Way You Are. São 3 micro trechos de 2 segundos do vocal que são recortados e colocados em loop dando essa dinâmica viajante pra música do Daft Punk.

Burnin'

Um pequeno trecho da break desse funk de 1981 da banda The Bar - Kays dá o tom da batida alucinante de Burnin.

Load the next article
Loading...
Loading...