Search Menu
Home Latest News Menu
News

A assinatura de Ratier: entenda como ele conectou arte, música e inovação em 2024

Vivendo grande temporada, DJ, produtor e empresário encerra 2024 dividindo lineup com nomes como ANNA e Guy J, e inicia 2025 com Carl Cox

  • Redação
  • 17 December 2024
A assinatura de Ratier: entenda como ele conectou arte, música e inovação em 2024

Depois de estrear seu canal no YouTube e anunciar a chegada do palco itinerante Art Car Ritual, Ratier tem uma agenda de fim de ano mais do que aquecida.

Entre dezembro e começo de janeiro, o DJ, produtor e empresário brasileiro se apresenta em um de seus próprios clubes, o Surreal Park, em Camboriú/SC, dividindo a pista com gigantes da cena eletrônica mundial.

No dia 29 de dezembro, Ratier se apresenta na pista Ritual — inspirada em seu último álbum —, onde divide o lineup com ANNA, Lee Burridge, Mita Gami, entre outros.

No dia 30 o produtor segue para a Bahia, onde se apresenta em mais uma edição do Universo Paralello Festival.

Ratier encerra o ano no Réveillon Surreal ao lado de Guy J, Beltran, Phonique e muito mais. E na primeira semana de 2025, dia 03 de janeiro, o boss volta ao seu superclub para dividir a cabine com ninguém menos que Carl Cox.

Em 2023, Ratier compartilhou que um dos seus sonhos era se apresentar ao lado do ídolo britânico, essa será a terceira vez que os seus caminhos se cruzam em cima do palco e o segundo encontro no Surreal Park. Além de Carl Cox, a noite ainda contará com Traumer.

O 2024 de Ratier: Lançamentos e criações

Ratier começou 2024 na esteira do sucesso de “Ritual”, seu terceiro álbum de estúdio, lançado em dezembro de 2023 pela D-EDGE Records. Na sequência, veio com o EP “Cat Eyes” (no qual se inspirou nos próprios gatos), “Can We Fly” (collab com Lu.cian), o remix para a faixa “Terça Feira”, de Cesare vs Disorder (que integrou o EP “Sonhando Acordado”) e o EP “Diving” (inspirado no fundo do mar).

Ritual”, por sinal, serviu de inspiração para um novo palco do Surreal Park. Com capacidade para oito mil pessoas, o espaço (assim como o álbum) se propõe a combinar elementos orgânicos e étnicos à música eletrônica, conectado com a natureza através de elementos sustentáveis como o bambu e a madeira. O projeto leva a assinatura de Muti Randolph, Rodrigo Pitta e da Surya Design.

Em novembro, ganhou vida mais uma empreitada do engenhoso artista: o Art Car Ritual — outro palco inspirado pelo disco homônimo, mas desta vez itinerante. Baseado em um antigo ônibus (que curiosamente já pertenceu a Xuxa), o veículo apresenta uma estrutura toda em aço e, quando aberto, se transforma em uma escultura monumental, que pode chegar a 15 metros de altura.

O Art Car será inaugurado no próprio Surreal Park, e em dezembro, se transforma em uma das instalações do celebrado festival Universo Paralello, na Praia de Pratigi/BA. Para 2025, a ideia é que ele percorra todo o Brasil.

O 2024 de Ratier: Canal no YouTube

Em setembro, Ratier criou um novo canal no YouTube no qual apresenta três séries de vídeos que serão produzidas e lançadas rotineiramente: “StoryTelling”, que traz entrevistas com personalidades da música, arte e saúde; “For RReal”, mostrando os bastidores de sua rotina artística; e “In da House”, em que visita casas de outros artistas.

Entre os convidados, já participaram Baby do Brasil, os DJs Gui Boratto e Anderson Noise e o designer Muti Randolph. Os episódios podem ser assistidos aqui.

O 2024 de Ratier: Gigs importantes

2024 também foi um ano de grandes e marcantes apresentações para a carreira do DJ, produtor e empresário.

Passou por grandes festivais, como o romeno Sunwaves (onde fez seu debut e foi o único artista brasileiro desta edição), e Lollapalooza Brasil, e clubes como Hive (Suíça) e Cultive (Rio Grande do Sul) — sem falar nos seus empreendimentos próprios, que a cada ano estão mais consolidados: além do já citado Surreal (onde realizou, em setembro, o primeiro “All Night Long” da carreira), os D-EDGE de São Paulo e do Rio de Janeiro, que celebrou um ano de vida.

Sobre Ratier

Com quase 30 anos de legado, Ratier é uma figura central no desenvolvimento da cena de clubes no Brasil.

Admirado por sua busca incessante por qualidade e profissionalismo, o DJ, produtor e empresário é conhecido por ser o criador do D-EDGE — um dos clubes mais importantes na história da música eletrônica global —, do Surreal Park, superclub em Santa Catarina, e do Centro Cultural D-EDGE, no Rio de Janeiro. Também foi dono da Tozen (2005–2010), que trouxe nomes como Laurent Garnier e Kevin Saunderson para Campo Grande/MS.

Produtor de três álbuns de estúdio — sendo “Ritual” (2023) o mais recente deles —, já lançou música por selos como Kompakt, Stil Vor Talent e Get Physical, além, é claro, da sua própria label, a D-EDGE Records.

Além disso, já administrou negócios no universo da moda (como as marcas Vallet e Ratier, e a loja de roupas Subculture), do turismo (com a agência D-Travel), da cultura (como o centro cultural Holzmarket, em Berlim) e da culinária (como o bar-restaurante Bossa, em São Paulo), e também foi sócio do Warung Beach Club por dez anos.

Instagram: @ratierdedge

Imagens: Divulgação

Load the next article
Loading...
Loading...