Search Menu
Home Latest News Menu
News

97% das pessoas “não conseguem perceber a diferença” entre música feita por ia e música feita por humanos, aponta estudo

A Deezer e a Ipsos entrevistaram cerca de 9.000 pessoas de oito países diferentes

  • Lorena Dias
  • 14 November 2025
97% das pessoas “não conseguem perceber a diferença” entre música feita por ia e música feita por humanos, aponta estudo

Um novo estudo conduzido pelo serviço francês de streaming de música Deezer e pela empresa de pesquisa Ipsos revelou que 97% das pessoas “não conseguem perceber a diferença” entre música feita por IA e música feita por humanos.

O estudo, descrito como “o primeiro do tipo”, entrevistou cerca de 9.000 pessoas de oito países diferentes ao redor do mundo, pedindo aos participantes que ouvissem três faixas para determinar quais deles acreditavam ser totalmente geradas por IA.

97% desses participantes “falharam”, relata a Deezer, e mais da metade deles (52%) afirmou ter se sentido “desconfortável” por não saber distinguir. Além disso, 71% disseram ter ficado chocados com os resultados.

O estudo também descobriu que 55% dos entrevistados se sentem “curiosos” sobre música feita por IA, e 66% dos participantes disseram que ouviriam uma música totalmente gerada por IA pelo menos uma vez, por curiosidade.

Apesar dos números, apenas 19% afirmaram que sentem que poderiam confiar na IA; outros 51% disseram acreditar que o uso de IA na produção pode levar a músicas de baixa qualidade e com um som “genérico”.

“Os resultados da pesquisa mostram claramente que as pessoas se importam com música e querem saber se estão ouvindo faixas feitas por IA ou por humanos”, diz Alexis Lanternier, CEO da Deezer.

“Também não há dúvida de que existem preocupações sobre como a música gerada por IA afetará o sustento dos artistas, a criação musical, e que empresas de IA não deveriam ter permissão para treinar seus modelos com material protegido por direitos autorais.”

A Deezer tem feito esforços recentes para reprimir a música gerada por IA em sua plataforma. Em janeiro, o serviço de streaming relatou que cerca de 10.000 faixas geradas por IA estavam sendo enviadas para a Deezer diariamente, equivalente a aproximadamente 10% de todos os uploads de música.

Em setembro, a Deezer revelou que esses números haviam aumentado, passando a receber mais de 30.000 faixas “totalmente geradas por IA” todos os dias, um crescimento de quase 20% desde janeiro.

Atualmente, a empresa é “a única plataforma de streaming capaz de detectar e rotular claramente conteúdo 100% gerado por IA”, usando uma ferramenta de detecção de música feita por IA para combater as “faixas sintéticas”.

Read the full study by Deezer and Ipsos here.

Photo: Cottonbro Studio

Load the next article
Loading...
Loading...