Menu
Home Latest News Menu
Lists

5 passos para gravar uma livestream de sucesso

Saiba como não errar na sua gravação e criar um conteúdo memorável

  • Marllon Gauche
  • 19 May 2021

Se você é DJ, provavelmente ao longo dos últimos meses deve ter feito pelo menos uma transmissão ao vivo, certo?

Isto porque essa foi uma das formas mais eficazes que os artistas encontraram para manter uma conexão com o público que os acompanha, porém, com o tempo e a saturação de lives em um curto período de tempo, essa prática acabou se tornando cansativa e não atrativa se não for feita do jeito certo.

Hoje, caso você ainda tenha planos para realizar uma live, apenas uma câmera e seu equipamento de discotecagem não vão ser suficientes - não se você realmente quiser engajar e chamar a atenção da galera para assistir e, além disso, compartilhar com outras pessoas o seu material.

Portanto, a gente resolveu separar 5 dicas (bastante básicas, na verdade, mas que não custa reforçar), para que você considere quando for executar sua próxima transmissão. Câmeras em mãos e bora gravar:

Locação fora do óbvio

O Cercle comprovou que fazer uma gravação em um lugar inusitado faz total diferença no engajamento do público. Não estamos falando para você gravar nas pirâmides do Egito, mas sim pensar em um lugar que não seja a sua sala com aquela cortina de crochê atrás.

Quais lugares da sua cidade você poderia explorar para uma gravação? Que tal algum ponto turístico? Uma praia? Ou mesmo no jardim de casa, no rooftop de algum prédio, dentro de alguma loja diferentona… pense em possibilidades que, visualmente, irão somar pontos à sua transmissão e encher os olhos de quem acompanhar.

Ortus no recente episódio Senses #04, gravado em um campo de girassóis, em Holambra (SP)

Seleção das faixas em harmonia com a locação

Assim como no vídeo acima, em que Ortus aproveitou a belíssima paisagem para mandar um set de House melódico e Nu Disco bem groovado, o exemplo abaixo também é perfeito, de r4ne performando um set de Techno melódico em meio à uma “caverna” em Curitiba, casando som e ambiente de forma perfeita.

Fazer o casamento da sonoridade com o local escolhido é fundamental para que sua audiência fique ainda mais encantada pelo trabalho — já pensou um set de Techno à beira da praia? Não ia combinar, né?

Gravação de r4ne para a Prisma Techno na Cave Colinas de Pedra, em Curitiba

Equipamentos de qualidade

Tudo bem, a gente sabe que poucos tem equipamentos de qualidade disponíveis em casa, mas a saída é, então, fazer aquela economia para contratar uma equipe que tenha os equipamentos certos pra você. Vai pela gente, livestream com baixa qualidade de imagem, pixelada, ou com falhas na transmissão devido à internet, só vai atrapalhar o trabalho que você deseja fazer.

Se possível, invista em mais de uma câmera para não ficar a mesma imagem durante todo o seu set, considere a locação de drones se for um lugar aberto e com horizonte para explorar e, claro, uma iluminação para deixar tudo ainda mais bonito. Se liga nessa aqui feita pelo The Primitive Soul, em Itajaí/SC:

The Primitive Soul em um cemitério de barcos, Itajaí/SC

Planejamento de divulgação

Agora saímos da parte técnica/operacional para falarmos um pouco do momento de planejamento. Se você realmente irá investir tempo e grana para fazer uma livestream de qualidade, precisa necessariamente esquentar e avisar as pessoas de tempos em tempos para que não chegue no dia e poucos saibam da sua transmissão.

Portanto, crie um plano antecipado de como e quando você irá divulgar sua live, pense em parcerias de crossposting - se a transmissão for via Facebook - e, claro, não custa nada pedir uma força pros amigos e parceiros ajudarem na divulgação perto da data, né?

Criação de expectativa

Pensou em tudo? Caprichou nos mínimos detalhes? Então não entregue todo o ouro de uma só vez. Use a estratégia de criar expectativa ao longo dos dias e semanas, convide o público para interagir, descobrir qual o local da gravação, dê pequenas pistas ao longo do tempo e revele todos os detalhes apenas alguns dias antes do lançamento oficial da live.

Photos: Fernando Sigma

Load the next article
Loading...
Loading...