Entrevista exclusiva: DJ Chus, da dupla Chus & Ceballos e fundador da Stereo Productions
Um bate papo com um dos mais importantes nomes da Dance Music da Espanha
Um importante lançamento seu acaba de sair pela Moon Harbor, o MHD104 Matthias Tanzmann - Chano (DJ CHUS Remix). O que você pode contar a respeito?
Chus: Há uma história legal por trás desse lançamento, tudo foi planejado durante o BPM Festival na Costa Rica em janeiro deste ano.
Matthias e eu estávamos conversando sobre o 20º aniversário da Stereo e o 15º aniversário da Moon Harbor, então decidimos que a melhor maneira de comemorar uma data tão icônica era fazendo um remix mútuo.
Matthias remixou um dos meus lançamentos favoritos, ‘The Sun’, e eu, em contrapartida, escolhi ‘Chano’ para fazer o meu trabalho.
Estou muito empolgado com esse lançamento porque toquei a faixa original 10 anos atrás. Eu queria manter uma sensação tribal clássica em minha versão. Trabalhei por meses, tentando diferentes formas de abordar o processo de produção.
Finalmente, a inspiração veio à mente, mantendo o respeito pelo som e trazendo um toque de modernismo à mixagem, adicionando elementos melódicos como pianos e pads eletrônicos e até um baseline para elevar a faixa a um outro nível.
Seu trabalho com Chus & Ceballos é conhecido mundialmente. Como essa parceria começou? Como você mantém um trabalho tão bom? Como funciona a dupla?
Chus: Essa parceria começou há 20 anos. Eu era DJ residente do Club Teatro Kapital em Madrid, uma das melhores casas de House Music da época, e Ceballos era um jovem que me entregava demos de música eletrônica, até que um amigo nosso, o Dimas aka D-Formation, nos apresentou e tentamos fazer uma faixa juntos - e desde o primeiro momento uma mágica aconteceu.
Tínhamos estilos musicais muito diferentes. Essa fusão entre o house e o Techno foi o início da Stereo Productions Sound e a fundação da Iberican Sound.
No começo eu era o DJ e o Pablo era o produtor, mas com o passar dos anos, nós dois aprendemos um com o outro e temos a sorte de ter pegado dicas que me ajudaram a ser o produtor que sou hoje e o Pablo o DJ que ele é agora.
Você já trabalhou com algum produtor brasileiro?
Chus: Tive muitos contatos com artistas brasileiros nos últimos 20 anos, artistas incríveis como Wehbba, DJ Anna, DJ Meme, Volkoder, Fabricio Pecanha, Wilian Kraupp ou Do Santos, para citar apenas alguns, mas eu realmente queria enfatizar os mais recentes com os quais estou trabalhando para o álbum STEREO2020 Anniversary, alguns deles estão morando fora do Brasil, como Senzala que remixou ‘We Got The Night’ e está morando no Reino Unido ou Hoten que remixou ‘Bahama’ e está morando em Austrália.