Entrevista: Alfonso Tan e sua estreia na Adesso Music com 'You Can’t Stop Me'
Ouça ‘You Can’t Stop Me’, um Tech House vibrante e contagioso que chega pela Adesso
Q+A: Alfonso Tan
Olá, Alfonso! Obrigado por nos atender. Sabemos que a cena de Seattle historicamente é muito fértil, foi aí que surgiram grandes artistas do Jazz, como Ray Charles e Quincy Jones, o guitarrista Jimi Hendrix e inclusive o Grunge. Todo esse contexto de alguma forma teve influência na sua decisão de começar uma carreira na música?
Olá Mixmag Brasil! Muito obrigado por me receber! Seattle tem, de fato, uma rica história musical. Na verdade, há uma estátua do Hendrix no meu bairro. No entanto, isso não teve muita influência na minha decisão.
Acho que o fato de termos uma estação de rádio de dance music, a C89.5FM, disponível enquanto crescíamos teve mais influência. Seattle teve sorte, pois mais tarde percebi que isso não era comum nos EUA.
E por acaso, a cultura do "DIY" (faça você mesmo), tão presente no grunge, influenciou a maneira como você encara a produção musical e a promoção do seu trabalho? Como tem sido a sua jornada na construção de carreira até aqui? Você é um profissional mais autodidata ou contou com outras pessoas que foram importantes na sua evolução?
É interessante que você tenha observado isso! Talvez o grunge tenha me influenciado, na verdade. A cena da dance music de Seattle tem um elemento DIY muito forte, que pode ter origem na era do grunge. Isso definitivamente influencia minha abordagem à música e a forma como promovo meu trabalho, especialmente porque não tenho uma equipe disponível.
Quando estou produzindo, tento usar os recursos de forma eficiente. Não compro todos os plugins ou pacotes de samples e tento ser criativo com o que já tenho. A promoção do “faça você mesmo” também tem seus desafios, especialmente quando não sei o que fazer. No entanto, há aspectos criativos que me agradam, como desenvolver uma marca exclusiva ou contar histórias por meio de fotos e vídeos interessantes.
Minha jornada começou com o aprendizado de DJ e a organização de minhas próprias festas, porque eu não tinha influência suficiente para ser contratado em qualquer lugar. Isso mudou à medida que ganhei mais notoriedade, mas então aconteceu a COVID.
Eu estava querendo aprender a produzir, então usei esse tempo para aprender Ableton e comecei a lançar minhas próprias faixas. Essas primeiras músicas eram boas o suficiente para serem compartilhadas com meus seguidores, mas não estavam prontas para as gravadoras, que era o objetivo.
À medida que as coisas se reabriam, eu lutava contra um bloqueio criativo bem ruim. Enquanto isso, o aspecto DJ da minha carreira continuou a crescer e a me manter ocupado, tocando com frequência em Seattle e viajando pelos Estados Unidos.
Ainda assim, continuei tentando produzir música e finalmente tive um avanço criativo no final de 2022. Assinei minha primeira faixa em março de 2023 e, desde então, tenho me concentrado em crescer, tanto como produtor quanto como DJ.
Eu me chamaria de “híbrido”. Não me considero totalmente autodidata nem muito dependente de outras pessoas.
Muitas vezes tento aprender novas habilidades e técnicas por conta própria por meio de tutoriais e experimentação, mas também percebi que não posso melhorar ou ter sucesso sozinho.
Sou grato por ter alguns colegas a quem posso pedir feedback sobre meus WIPs, técnicas de produção e mixagem e conselhos gerais sobre minha carreira.
Também gosto de compartilhar o que aprendi e experimentei, o que também ajudou no meu crescimento.