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Ellen Allien: um rolê na cidade onde tudo começou...

Perambulando em Berlin

  • Words and pictures Paul Sullivan
  • 30 April 2019
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Depois do Tresor, fomos comprar discos: primeiro no Space Hall, uma loja espaçosa com seleção absurda de techno antigo e novo (entre outros gêneros), onde Ellen rapidamente pega algumas músicas e conversa com o proprietário sobre fazer alí uma de suas festas Vinylism, só com vinil; depois na lendária Hard Wax, onde nos esbarramos com o residente do Berlin Matt ‘Radio Slave’ Edwards com a família – e vários abraços - e Ellen procura mais discos.

Ao contrário de muitos alemães de Berlim originais e expatriados, famosos por terem atraído o fluxo de gente que não é de língua alemã e sua propensão para café artesanal e o aumento dos aluguéis, Ellen é otimista em relação ao internacionalismo crescente da cidade.

“Aqui mudou tanto, mas para ser sincera, está muito melhor do que antes.

Naquela época, sempre eram as mesmas pessoas, e era chato.

O techno realmente morreu aqui durante um tempo. Não foi legal depois que Love Parade o transformou em mainstream, e foram os turistas que tornaram a coisa interessante novamente.

Eles tornaram a cena forte de novo e continuam a fazê-lo, estabelecendo seus labels e clubs aqui, contribuindo para o espírito das festas.“

Curiosamente, uma das coisas que realmente não mudou em Berlim, apesar dos 30 anos de música urbana progressiva e da proliferação de clubs e bares menores, é que o house e o techno ainda lideram.

É possível ouvir dubstep, grime, drum ‘n’ bass e hip hop em vários lugares da cidade, mas os principais clubs - Tresor, Watergate, Weekend, Kater Blau, Villa Renate, Sisiphos, Ipse - ainda mantém a estética four-to-the-floor.

Como o último disco de Ellen, “Nost” (uma abreviatura de nostalgia), uma coleção de bangers de clubs que está muito longe de seu último álbum (“LISm” experimental de 2013, produzido para o Centro Pompidou de Paris) - ou na verdade muito de sua produção de longa duração na última década, incluindo a celebrada ‘Orchestra of Bubbles’ de 2006 com Apparat, que foi bastante exagerado em comparação com sua primeira leva de álbuns com tema Berlim (‘Stadtkind’ e ‘Berlinette’).

Na verdade, ‘Nost’ é o álbum mais techno até hoje.

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