Search Show Menu
Home Latest News Menu
Features

Dicas para DJs que querem transformar um hobby em carreira de verdade #06

Precisa de grana? Então vai atrás!

  • Mixmag Team
  • 28 August 2018

Na verdade, fazer uma carreira decolar dá um trabalho do cacete, especialmente quando você trabalha de forma independente, como a maioria dos produtores e DJs.

Existe tanta coisa para agitar e tantos malabarismos para fazer, desde a divulgação até os bookings, que a coisa pode ser bem mais complexa do que se imagina.

Pode ser um labirinto lá fora, então falamos com algumas figuras da indústria musical para reunir dicas sobre como fazer sua carreira de artista decolar.

Pode demorar um pouco para você fazer a coisa acontecer, mas com esforço direcionado e muito trabalho você pode aumentar as chances de sucesso.

Depois da primeira, da segunda, da terceira, da quarta dica e da quinta dica, agora leia a sexta dica da Mixmag!

Não tenha medo de buscar dinheiro

A idéia de arrumar dinheiro e perder o controle do seu trabalho assusta, certo?

Mas pense um pouco. Em alguns lugares existem órgãos e mecanismos capazes de fornecer recursos financeiros para músicos. Ou mesmo gravadoras que possam apostar no artista.

Artistas como James Blake, Floating Points e Mount Kimbie receberam financiamento.

Na Europa, programas de financiamento incluem The Open Fund, que procura empurrar “música nova excepcional” em todos os gêneros, e Women Make Music, que visa combater os estereótipos de gênero na indústria e encorajar as mulheres a fazerem sua própria música.

Destacando o PRS for Music como exemplo, Tomas Fraser, cujo label Coyote Records é uma plataforma para novos talentos, acredita que os artistas definitivamente devem ter a mente aberta em relação ao financiamento.

“Isso pode fazer maravilhas para os artistas, particularmente aqueles que não têm acesso a alguns equipamentos de produção, tempo de estúdio ou mesmo contatos."

Outro tipo de financiamento que muita gente se esquece é o formato conhecido como crowdfunding.

A fórmula é simples: apresente seu album ou projeto para o povo e se gostarem, vão financiar seu trabalho com contribuições pela internet.

Você pode dar para os apoiadores um mimo como uma cópia exclusiva autografada, um souvenir, menção nos agradecimentos, ingressos com acesso ao backstage e várias outras idéias.

Se vale a pena? Bom, se sua música é boa, a galera vai se sentir bem em ajudar você a alavancar a carreira!

Se não for boa, você saberá pelo próprio feedback do público. Derrota total? De forma alguma!

Isso tambem vai servir para você redirecionar seu trabalho, fazer de novo e voltar com um trabalho mais apurado, profissional e que agrade de verdade as pessoas.

Fique ligado aqui em nosso site e redes para mais conteúdo útil para seu lado profissional!

Veja tambem os conselhos de Nina Kraviz, da Trip Recordings, e de Gui Boratto, do D.O.C. Records e de Axel Boman, do Studio Barnhus, sobre como desenvolver seu label, ou sua gravadora própria, rumo ao sucesso!

Load the next article...
Loading...
Loading...