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Descubra o som de Mau P, o produtor por trás de 'Drugs from Amsterdam'

Conheça o criador da faixa que chamou a atenção de nomes como Reinier Zonneveld e Armand van Helden em uma entrevista exclusiva!

  • Interview: Rocio Flores, Luciana Dias. Photos: Tommy Reerink
  • 10 July 2023

Força eletrizante e inovadora na cena contemporânea da música eletrônica, Mau P ascendeu rapidamente ao estrelato com a faixa ‘Drugs from Amsterdam’.

Com uma paixão pela música eletrônica que sugiu desde tenra idade, a jornada de Mau P pelas melodias eletrônicas começou com o euro dance e evoluiu para os domínios do dubstep e progressive house.

A virada de chave ocorreu no famoso Awakenings Festival, onde ele experimentou o poder da música que mais tarde moldaria sua verdadeira identidade artística.

Anteriormente conhecido por um nome artístico diferente, Mau P passou por uma transição metamórfica que permitiu fundir seu vasto conhecimento musical em faixas que agitariam a cena. “Drugs from Amsterdam” virou sensação, impulsionando-o para o centro das atenções e recebendo elogios tanto de fãs quanto de lendas da indústria.

O amor do nativo holandês pela exploração musical e sua incessante busca pela originalidade o levaram a colaborações com artistas renomados como Reinier Zonneveld e Armand van Helden, que fizeram remixes de seu sucesso no topo das paradas. Recentemente, a jornada de Mau P atingiu novas alturas ao receber a honra de remixar ‘Miracle’ de Calvin Harris e Ellie Goulding, levando seu som a um público global.

Através de sua música, Mau P enfrenta tabus de forma destemida e os transforma em força positiva, inserindo sutis mensagens e temas ocultos nas faixas, tornando sua arte uma experiência multidimensional.

Ao vislumbrarmos o futuro, uma revelação emocionante nos aguarda - a próxima colaboração de Mau P com o produtor alemão Kevin De Vries, prestes a estrear no famoso selo Afterlife. Essa aliança marca um passo profundo para o artista, adentrando os reinos melódicos e solidificando seu lugar na paisagem em constante evolução da música eletrônica.

A jornada eletrizante de Mau P continua a cativar corações e mentes, e à medida que ele navega habilmente nas profundezas de sua visão musical, não há dúvida de que ele está destinado a alcançar alturas ainda maiores.

A Mixmag Brazil conversou com Mau P para saber mais. Leia uma entrevista exclusiva para a mais nova capa da revista!

Olá, Maurits, obrigado por se juntar a nós, estamos empolgados em tê-lo na capa da Mag. O que você tem feito ultimamente?

Oi, muito obrigado por me receberem! Uma enorme honra! Tenho estado na estrada, testando músicas novas que fiz. Tenho anotado o que ainda quero mudar nessas músicas depois de ver como funcionam em clubs ou em um festival.

Passo tempo em casa revisando essas anotações e tentando finalizar toda a música em estúdio até ter chegar a hora de sair novamente. Muita diversão, mas também isso pode mexer com a cabeça, haha.

Para aqueles que ainda não te conhecem, você poderia compartilhar sua história com o público brasileiro? Como foi o seu início na música eletrônica?

A música sempre foi uma parte importante da minha vida. Acho que descobri a euro dance muito jovem e, por volta dos 14 anos, comecei a me interessar por dubstep.

Um pouco mais tarde, comecei a curtir progressive house e me envolvi com o som de Swedish House Mafia e Eric Prydz. Por volta dos 16 anos, comecei a fazer música no computador e me apaixonei imediatamente. Todos os meus amigos estavam jogando videogame, mas eu adorava passar meu tempo tentando criar sons e batidas.

Li em algum lugar que sua primeira experiência rave foi no ‘Awakenings Festival’ aos 16 anos. O que mais te impressionou neste evento monumental? E ao mesmo tempo, é interessante porque os gêneros e o público são completamente diferentes dos seus.

Acho que eu tinha 18 anos, haha, mas sim! Acredito que o que mais me impressionou foi como a música realmente soava. Até hoje, ainda estou procurando faixas que ouvi naquela noite para poder tocá-las, uma delas é “Straktrekken”, do Egbert, algo que me deixou hipnotizado naquele momento.

É engraçado que comecei frequentando festas de house e techno e acabei produzindo e fazendo música mais comercial por muito tempo. Por isso, essa mudança que fiz com Mau P parece como voltar para minhas verdadeiras raízes e paixão.

Antes de iniciar o projeto Mau P, você tinha outro nome artístico. O que você pode nos contar sobre sua transição musical desde o seu trabalho anterior até agora? O que mudou e o que permaneceu?

Sinto que, mesmo sem a mudança de nome, tudo faz parte da minha jornada como artista. Sempre acreditei que o que criamos como artistas é apenas o resultado do conhecimento e da arte que absorvemos. É por isso que tudo o que fiz na música no passado me levou a criar músicas como “Drugs From Amsterdam”, “Gimme That Bounce” e “Your Mind Is Dirty”.

Quando finalmente deixei de lado todas as minhas inseguranças e medos ao trabalhar com música, criei “Drugs From Amsterdam”. Usei sons e conhecimento de todos os estilos de música com os quais já trabalhei e fiz algo que senti ser refrescante, mas ainda relevante. O toque rave antes do último drop, por exemplo, é algo que eu teria feito com meu nome anterior, Maurice West, mas com Mau P, criei um uso diferente.

“Sempre acreditei que o que criamos como artistas é apenas o resultado do conhecimento e da arte que absorvemos.”

Como você descreveria sua visão sobre originalidade e inovação versus perfeição e atemporalidade na música?

Pode parecer meio clichê, mas tudo se resume a equilibrar todas essas variáveis e se divertir. Fazer música sempre deve ser divertido. Claro, você deve se desafiar, experimentar coisas novas ou estranhas, mas às vezes seu cérebro pode atrapalhar quando você está apenas criando. Eu sou um perfeccionista e aprendi a deixar isso de lado de vez em quando, o que me ajudou muito a evoluir.

A Holanda tem sido um ótimo exemplo do que é a música eletrônica. Para você, o que é característico do lugar onde cresceu e como as raves moldam sua visão musical?

Eu sempre frequentei muitas festas, festivais e clubs diferentes. Seja alguém tocando em um pequeno controlador de DJ em uma sala de estar em Amsterdã ou um dos maiores DJs do mundo em uma grande casa de shows. Já vi de tudo por aqui.

Especialmente durante o verão holandês, temos tantas oportunidades diferentes de ver DJs que é incrível. Eu sempre saía para descobrir nova música, novas formas de mixagem e novos ritmos. Foi assim que a Holanda realmente me introduziu à música eletrônica.

Falando de sua terra natal, você homenageou sua cidade com ‘Drugs from Amsterdam’, que chamou a atenção de milhões de pessoas que amam música eletrônica, incluindo artistas famosos. Como isso fez você se sentir? Qual foi a motivação principal para criá-la?

Essa música realmente mudou minha vida muito rapidamente. Virou tudo de cabeça para baixo. Fico feliz que muita gente gosta dessa música e agora tenho todas essas memórias incríveis relacionadas a ela.

A validação de alguns desses produtores e DJs lendários que tenho recebido por causa dela também é incrível. Faço música há quase 10 anos e finalmente poder compartilhá-la com tanta gente é incrível.

A motivação para a música foi simplesmente eu me divertindo no estúdio. A ideia para os vocais surgiu em minha mente um dia e o resto é história.

Até Reinier Zonneveld e Armand van Helden a remixaram. Qual foi o primeiro feedback que você recebeu deles? E qual foi a sua impressão do resultado final?

Tanto Reinier quanto o Armand me disseram que amaram a música e minha reação imediata foi perguntar se eles queriam remixá-la. Felizmente, ambos disseram sim!

É muito legal porque esses dois caras atuam em dois universos sonoros completamente diferentes, então estou feliz por ter dois remixes completamente diferentes. Ambos são incríveis à sua maneira e realmente complementam o original.

“Quando deixei de lado todas as minhas inseguranças e medos de criar música, criei ‘Drugs From Amsterdam’”

‘Miracle’ de Calvin Harris e Ellie Goulding também foi um marco para você neste ano; nós adoramos! Você já imaginou que receberia o pedido deste TOP DJ para remixar sua faixa? Como avalia o potencial de se expressar como DJ em comparação com a produção e remixagem?

Eu sempre fui um grande fã de Calvin Harris, então acordar com mensagens dele no Instagram foi bem surreal. Quando ele me mostraram Miracle antes do lançamento, eu imediatamente me apaixonei por ela e também ouvi o que eu queria fazer com o remix.

Minha versão realmente se criou quando eu estava trabalhando nela. Quando um artista faz um remix, sinto que é uma grande oportunidade de mostrar seu som. Você transforma partes existentes em algo próprio e deixa seu toque especial nele.

Também adoramos destacar a projeção que você tem para transmitir mensagens sobre tabus por meio de sua música e como isso pode virar algo positivo. Mencionamos isso, referindo-nos à ‘Your Mind is Dirty’ lançada na ‘Off The Grid Records’. O que você pode nos contar sobre?

Na verdade, ninguém nunca me disse isso sobre minha música, então obrigado, haha! A maneira como você colocou soou muito legal. Desde Drugs From Amsterdam, gosto de seguir um determinado tema para cada música em que trabalho. É como olhar para uma pintura, você pode olhar de várias maneiras e, se olhar de perto, pode encontrar coisas que não viu antes.

Em Drugs From Amsterdam, usei muitos sons diferentes que você pode realmente ouvir na cidade. Eu os escondi na música. O mesmo acontece com Gimme That Bounce, é sobre não querer trabalhar das 9 às 17 e apenas querer curtir, então escondi muitos sons de escritório nela. Para Your Mind Is Dirty, o tema foi um pouco mais óbvio, então usei o build-up mais óbvio de todos, uma garota atingindo o orgasmo.

Se você ouvir atentamente, também pode ouvir cenas de diálogo de um filme adulto e um homem e uma mulher respirando ritmicamente. Acho importante abalar as coisas de vez em quando ao abordar assuntos desconfortáveis, como drogas e sexo. Além disso, descobri que é uma ótima maneira de me destacar.

Seguindo em frente com novos lançamentos, um passarinho nos contou sobre sua estreia na Afterlife ao lado do produtor alemão Kevin De Vries. Parabéns! O que pode me contar sobre o seu toque pessoal nesse trabalho e como foi sua relação em termos de conexão musical com De Vries?

E mais, o que você gosta de explorar nos reinos melódicos e o que significa para você fazer parte da Afterlife?

Obrigado! Trabalhar com o Kevin é incrível. Ele é tão apaixonado pelo que faz e está sempre tão animado para conversar e compartilhar sua visão sobre música. Fiquei impressionado quando descobri que ele tocou Drugs From Amsterdam, porque não achava que poderia ter essa repercussão.

Comecei a enviar para ele muitas outras ideias em que eu estava trabalhando e desde o início ele ficou muito empolgado com a faixa Metro. Estivemos trabalhando nela e testando há tanto tempo, então estamos muito animados para finalmente lançá-la neste verão.

Para mim, também é incrível poder explorar um som mais sombrio e melódico. Lançar na Afterlife abre tantas outras portas para o meu som e minha visão, ao mesmo tempo que faço parte dessa comunidade incrível.

Para finalizar, o que você tem para o futuro que devemos ficar de olho? Há algo que esquecemos de mencionar e que você adoraria compartilhar?

Esperar talvez um show no Brasil em breve?

“Lançar na Afterlife abre tantas portas para o meu som e visão ao mesmo tempo em que faço parte dessa comunidade incrível.”

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