Search Menu
Home Latest News Menu
Blog

Como se tornar um DJ residente

Dicas para DJs que buscam a primeira residência

  • Mixmag Team
  • 17 August 2020

A postagem de convidado a seguir é de Jack Wins. Ele serviu como aprendiz de DJ em alguns dos principais points de Londres.

Com a aprendizagem, Jack conseguiu ser residente nos maiores clubs e conquistou uma legião de seguidores ao longo do caminho.

Para começar, quero dizer que não existe uma maneira rápida e fácil de se tornar um residente de club.

Também não existe uma maneira única, um método infalível de alcançar esse objetivo.

Listei abaixo 5 dicas baseadas em minha própria experiência - dicas que espero que ajudem você a se tornar um residente no club ou local de sua escolha.

1 Pesquise

Vamos comecar literalmente do começo do começo.

Se você deseja se tornar um residente em seu club (ou festa) favorito, certifique-se de fazer uma boa pesquisa para entender claramente como funciona a noite ou local:

- Qual é a política musical?

- O que os atuais residentes tocam?

- Que tipo de DJ convidado eles agendam?

Que tipo de público a noite atrai?

Que imagem o club ou evento quer passar?

Com essas informações, você terá um ótimo entendimento da noite ou casa e vai conseguir enxergar melhor uma maneira de agregar a elas.

Ao criar um set para o promoter em questão, certifique-se de que este som tenha semelhança musical ao estilo da noite.

Não foque noites e/ou promoters que não combinam com a música que você toca. Evite desperdiçar seu tempo!

2 Frequente o club

Uma etapa importantíssima é frequentar o club, onde você deseja tocar, regularmente.

Seja visto no local e conheça outros frequentadores e pessoas envolvidas naquela noite.

Apresente-se aos DJs atuais e a outras pessoas envolvidas no trabalho. Mas evite forçar a barra, pois isso pode gerar efeito contrário.

Apenas busque conhecer as pessoas.

Dessa forma, você conhecerá também o promoter e responsáveis pela parte artística do estabelecimento.

3 Envolva-se na noite

Veja se existe uma maneira de se envolver no trabalho, talvez ajudando no trabalho de relações públicas, na venda de ingressos, divulgação e afins.

Qualquer coisa para conquistar algum espaço na parceria.

Se você está realmente afim de se envolver e trabalhar duro, isso será notado e as pessoas começarão a prestar atenção - especialmente os promoters e proprietários do clube!

Lembro que costumava escrever resenhas de clubs para as páginas de alunos da minha universidade e me aproximei de um promoter local perguntando se eu poderia ir até a noite dele para fazer um review.

Na noite, falei com o promoter e contei o que fiz na minha universidade.

Ele perguntou se eu estava disposto a ajudar a promover sua noite.

Concordei e fiz isso na parceria por cerca de um ano e, durante o processo, conheci o promoter muito bem e começamos a conversar sobre música e eu disse a ele que também era DJ….

4 Agarre qualquer oportunidade

Depois de conhecer bem o DJ promoter ou residente, informe-o que você é DJ e pergunte se eles não se importariam de ouvir o seu som para dar algum feedback.

Esta é uma maneira não agressiva de levá-los a conferir seu som, sem fazê-los sentir que deseja algo deles!

Se eles gostarem do que ouviram, aí você pode perguntar se existem oportunidades ou vagas para você mostrar o que pode fazer.

Qualquer oportunidade é uma oportunidade - mesmo que seja nos bastidores tocando para ninguém ou nos primeiros 30 minutos quando o club abre. Agarre toda oportunidade que puder!

Mais importante, certifique-se de tocar música que se encaixa nesse momento e com a política musical do estabelecimento - não tente ser egoísta e fazer sucesso!

Uma das principais qualidades de um DJ residente é ser altruísta - você desempenha um papel específico na noite do club: seja aquecendo a platéia enquanto eles esperam pelo artista principal ou esfriando a platéia às 7h da manhã antes de voltarem para casa.

Sempre leve seus próprios fones de ouvido e USB.

Você nunca sabe que alguém pode desistir inesperadamente e você pode ser o 'herói' e salvar a noite!

Quando eu estava ajudando o promoter local a promover uma noite entre colegas, ele uma vez me ligou e disse: “Jack, um dos meus residentes está doente e não pode tocar hoje à noite - você está livre para fazer o warm up na pista 2 das 22h às 23h?”

Bem, você já pode imaginar o que eu disse!

Com o tempo, tive várias oportunidades de tocar para ele e mostrar meu trabalho.

Eventualmente, consegui alguns slots como convidado na pista principal, oportunidade que, depois de um tempo, naturalmente se transformou em residência.

No geral, acho que o timing é crucial ao aproveitar oportunidades - seja inteligente!

5 Seja consistente!

Depois de alcançar a oportunidade de ser residente em uma noite de determinado club, você começa a fazer parte de uma equipe, a representá musicalmente e se torna uma das caras que o público verá regularmente.

Isso significa que você precisa deixar seu ego em casa: ao desempenhar um papel durante um evento, você precisa ser útil e respeitoso com outras pessoas envolvidas nessa noite e fazer bem o seu trabalho da melhor forma possível.

Por exemplo, seja amigável com o pessoal da portaria, conheça bem o pessoal técnico (e outros DJs residentes) e ajude sempre que possível. Tambem seja educado e amável com os DJs e artistas convidados.

Certifique-se de que você esteja sempre preparado musicalmente e seja consistente em suas performances.

Você está envolvido a longo prazo, para garantir que todos fiquem felizes com você: o promoter, o público, o artista principal, etc, etc.

Seja respeitoso com os DJs e artistas convidados.

Trate-os como se fossem convidados em sua casa, certifique-se de que eles se divirtam e que você os posicione adequadamente para que possam fazer seu trabalho da melhor maneira possível.

Ser residente é, na verdade, um trabalho único: lembro que tinha que fazer o warm up para um grande DJ, por isso fiz questão de fazer minha pesquisa, verifiquei alguns de seus sets recentes para saber mais ou menos como ele era tocando.

Eu me certifiquei de não tocar nenhuma dessas faixas ou hits, ao invés disso, toquei uma música um pouco mais suave que aqueceu a platéia, mas sem fazer eles enlouquecerem.

Quando o DJ chegou, eu o recebi, expliquei o cenário e perguntei se a música que eu estava tocando estava ok e quando ele gostaria de continuar.

Quando ele tocou sua primeira track - a multidão ficou louca e estava pronta para curtir!

6 Seja flexível

Uma vez, fui contratado para fazer meu set no início, mas fiquei por perto para ver alguns dos outros DJs tocando.

De repente, o promoter veio até mim em pânico, dizendo que um dos artistas principais estava atrasado 30 minutos e o DJ diante dele (um famoso DJ) se recusou a continuar tocando e perguntou se eu poderia entrar rápido.

Alguem tinha que assumir a cabine!

Dois minutos depois disso, eu estava - de uma hora para outra - diante de 2000 pessoas com a festa no pico e tive que manter a multidão curtindo até que o artista principal chegasse.

Obviamente, eu estava há muito tempo esperando por uma oportunidade como essa e o promoter ficou super feliz por eu ter “salvado” a noite dele!

Como se tornar um residente de um club é um processo delicado e que se desenrola ao longo do tempo.

Espero que minha história e minhas dicas sejam úteis na sua carreira!

Via: Web

Follow Jack Wins on: Website | Facebook | Twitter | Instagram | SoundCloud

Oportunidade para DJs & Producers

Se você é um DJ e/ou Produtor que planeja um futuro de verdade na indústria da música eletrônica, isso pode te interessar:

Primeira vez na história, abrimos uma lista para participações em matérias editoriais exclusivas da Mixmag!

Se você sonha em aparecer em alguma matéria editorial da maior revista de música eletrônica do planeta, cadastre-se aqui.

Photo: Reprodução

Load the next article
Loading...
Loading...