Search Menu
Home Latest News Menu
Features

Nomes da música eletrônica que você precisa conhecer: Cristian Varela

Um dos maiores nomes da Dance Music internacional

  • Luciana Dias
  • 14 October 2019

Dizer que 2019 foi um ano marcante para Cristian Varela não faria justiça à realidade.

Após o lançamento de seu documentário de 25 anos de carreira (assista abaixo), bem recebido pela crítica, 'Music, Passion & Respect' que saiu em fevereiro, o ícone espanhol teve pela frente nove meses altamente prolíficos, mantendo sua posição como um dos artistas mais influentes do circuito techno - dentro e fora do estúdio.

Com lançamentos importantes em gravadoras altamente relevantes como Agile Records de Uto Karem, Dolma Records de Robert Babicz e seu próprio label Black Codes Experiments, Cristian - uma referência para alguns dos maiores festivais e clubs do mundo - criou uma residência histórica no famoso nightclub E1 em Londres - recebendo regularmente alguns dos maiores nomes da música eletrônica mundial como Jeff Mills, Ken Ishii, Pearl e Ian Axide, para citar apenas alguns.

Depois de tudo isso, chegou a vez de Cristian aumentar ainda mais o ritmo das coisas, lançando o novo EP SFINX pela Induxtriall Records.

O SFINX EP, recente trabalho de Cristian, marca seu segundo lançamento pela lendária gravadora underground, após o EP de estreia '3PSILON' que saiu em setembro de 2018.

Exatamente um ano depois do primeiro, o novo EP tem quatro faixas, leva os ouvintes a uma verdadeira jornada por algumas das paisagens sonoras industriais mais inóspitas do techno underground.

O lançamento aconteceu apenas uma semana antes do showcase do label de Cristian, o Black Codes Experiments, no Amsterdam Dance Event 2019, com participações de nomes como Ian Axide, Uto Karem, Steve Mulder e muitos outros. O evento acontece no 50:Hertz Techno Café, em 19 de outubro.

Para mais informações, acesse a lista de eventos do Resident Advisor aqui.

A Mixmag entrevistou Cristian em meio aos preparativos do showcase da Black Codes Experiments no ADE 2019 e o lançamento do novo EP SFINX.

Confira abaixo!

Conte, com suas próprias palavras, um pouco da sua história para o público brasileiro. Como tudo começou?

Meu irmão mais velho era DJ nos anos 80 e enquanto estudava piano, aos 10 anos de idade, fiquei fascinado com as fitas de música eletrônica gravadas por ele.

Como foi crescer na Espanha? Que valores essa infância adicionou à sua carreira e ao seu status atual de estrela da Dance Music?

Minha infância teve uma enorme influência na minha educação. Toda a minha família trabalha no mundo artístico há muitas décadas: meu bisavô era compositor e produtor de ópera espanhola (Zarzuela), meu avô era diretor de uma rádio nacional, meu pai era ator, minha mãe e avó eram professoras de balé e coreógrafos, meu tio era professor de piano e meu irmão era Manager!!

O que na música eletrônica mais lhe atraiu ao ponto de se transformar em profissão e ponto central na sua vida?

Antes de tudo, comecei na música eletrônica como hobby, já que estudava música sinfônica.

Depois de um tempo, me apaixonei totalmente pelo som dos sintetizadores e baterias eletrônicas.

Honestamente, tive a sensação de que toda essa música veio de outro mundo e se tornou uma paixão para mim. Agora é minha profissão principal!

Você é conhecido como um dos primeiros artistas da música eletrônica da Espanha a produzir live recordings, tocar com 4 toca-discos e se apresentar em grandes eventos e festivais internacionais.

O que você recomendaria à nova geração de talentos que está tentando encontrar o caminho para o sucesso hoje em dia?

Confiar em si mesmos e seguir seus sonhos. Com insistência, responsabilidade e compromisso, os sonhos se tornam realidade!

Loading...
Loading...