Menu
Home Latest News Menu
Features

A relação entre os DJs e o mundo dos videogames

A música eletrônica no mundo dos games

  • Mixmag Team
  • 8 October 2019

Encontrar referência de alguns dos DJs mais famosos do mundo nos videogames é simplesmente mais do que um simples Easter Egg. Em alguns games, como na expansão de GTA V chamada After Hours, há muitas referências sobre eles.

A franquia GTA, que se tornou mundialmente famosa pelo seu sucesso em San Andreas com seus vários minigames disponíveis, é uma das franquias favoritas de Solomun e isso se resultou em um belíssimo clipe.

No ano passado, Solomun, em parceria com a Rockstar Games, lançou o clipe Costumer is King, um single que conta com mais de um milhão de visualizações no YouTube.

Em um ambiente totalmente situado no universo de GTA V, o vídeo dura aproximadamente quatro minutos em que o DJ aparece com um visual bem fiel à realidade.

A música Costumer is King foi lançada para celebrar a expansão de GTA After Hours e foi um lançamento histórico, pois se tratou do 100º single pela sua gravadora, a alemã Dynamic Music.

Foi a primeira vez que a gigante Rockstar Games produziu ao lado de um músico para lançar um tema, além do fato de que o clipe foi dirigido e inteiramente produzido pela empresa, com captura de movimento e animações personalizadas.

Solumun, que tem apresentação marcada no Brasil para novembro, é apenas um dos vários DJs que realizaram parceria com GTA V.

Em After Hours, você pode ser dono de uma casa noturna com a presença de muitos DJs mundialmente famosos, como é o caso de Tale Of Us, Dixon e Black Madonna.

A participação desses quatro DJs em GTA não foi a única em parceria com o mundo dos games. Fortnite, um dos jogos mais bem-sucedidos dos últimos anos e com dezenas de milhões de jogadores online, também se aproveitou muito bem da popularidade desses músicos para agradar os seus fãs.

Em fevereiro deste ano, o DJ Marshmello fez algo que parecia um tanto quanto impossível: tocar dentro de um videogame. Isso aconteceu em Fortnite, com o show virtual que durou sete músicas em um palco fictício montado no Parque Agradável.

O convite para participar da inusitada apresentação veio através das redes sociais de Marshmello, que fez questão de reforçar a chamada para que todos pudessem assistir o seu show gratuitamente.

Para tal, só bastava ter o game baixado no PC, Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch ou até mesmo nas versões para smartphone.

Entre as músicas que Marshmello tocou em sua apresentação histórica, estão Alone", "Check This Out", "Chasing Colors", "Flash Backs", "Everyday", feat. Logic, "Fly" e "Happier", feat. Bastille.

A atmosfera que se criou durante a apresentação de Marshmello foi extremamente única. Como Fortnite permite vários movimentos surreais e divertidos, as músicas do DJ foram regadas de muitos personagens voando e “batendo cabeça” no show.

"O que me fez mais feliz é que muitas pessoas tiveram sua primeira experiência em um show hoje. Todos os vídeos a que assisti de pessoas sorrindo me fizeram pensar que o set foi incrível. Cara, ainda estou abalado", escreveu o DJ Marshmello em sua rede social após a apresentação.

No ano passado, o game Minecraft também entrou para a história como o primeiro de grande escala a realizar um festival de música.

Chamado de “Coalchella”, o que claramente é uma alusão ao grande festival que acontece anualmente na Califórnia chamado “Coachella”, a invenção foi um sucesso.

Diversos músicos tocaram no ambiente virtual e, como era de se esperar, milhões de jogadores online se juntaram para acompanhar o festival.

“O nome foi uma das primeiras coisas que inspiraram o evento. Depois de organizar uma pequena festa de aniversário no Minecraft com artistas ao vivo, o organizador Max Schramp sabia que queria fazer algo maior e melhor”, podemos ler no próprio site oficial do game.

Ainda não é certeza se haverá outro Coalchella, mas é fato que as chances de acontecer mais festivais no mundo de Minecraft são consideráveis e isso abriu a possibilidade de vários jogos entrarem no clima.

É fato que música e videogame estão andando cada vez mais lado a lado e a inclusão maior dos DJs em games de muita relevância mostra que o futuro deve ser ainda mais colaborativo.

Photo Principal: Marco Verch Professional Photographer

Photo Marshmello: The Come up Show

Load the next article
Loading...
Loading...