Search Menu
Home Latest News Menu
Blog

15 DJs & Producers comentam as recentes inovações surgidas em tempos de Coronavirus

As alternativas e mudanças trazidas pela quarentena & lockdown segundo os artistas

  • Mixmag Team
  • 20 May 2020
« Read this article from the beginning

10 Wesley Martins

Para mim, conhecimento é o ponto chave entre as principais inovações no mercado artístico como um todo, não somente da música eletrônica.

Com toda crise que estamos vivenciando, a cultura do “Do it yourself”, já muito buscada por artistas do Brasil, vem se fortalecendo ao longo dos anos.

Sem dinheiro, estes artistas buscam meios para aprender e crescer cada vez mais na carreira.

Isso possibilita que muitos novos instrutores online apareçam e apresentem cada vez mais conteúdos sólidos sobre determinado assunto, graças à alta procura.

Novas portas estão se abrindo no mundo do aprendizado online, e essa será a maior inovação dentre todas durante o período de pandemia, na minha opinião.

Follow Wesley Martins on:

Instagram

Soundcloud

11 Yu Engel

Acredito que esse momento em que estamos vivendo seja muito propício para expandir nosso alcance e descobrir formas diferentes de apresentação e conexão com o público.

Com as Lives rolando soltas, existe uma proximidade no relacionamento com o público. É uma grande house party, do conforto do nosso lar para o mundo.

Uma oportunidade rara de divulgar nosso trabalho e ter um feedback genuíno de uma audiência que talvez não tivéssemos tanto acesso antes, e que inclusive, é bem exigente, já que dezenas de outras lives estão a um click de distância.

Divulgar nosso trabalho no online nesse momento é tudo que temos, a vida agora é na nuvem e o céu é o limite!

Tenho observado o surgimento de bares totalmente online que possuem uma programação diária com sets de DJs.

Acho que a tendência caminha nesse sentido, cada vez mais festas online surgirão.

A música vai continuar conectando pessoas e apostarmos em parcerias no nosso meio, divulgando nossos trabalhos nas redes sociais e incentivando ações do setor, é fundamental nesse momento.

Follow Yu Engel on:

Instagram

Soundcloud

12 Lolly Stardusty

A existência da pandemia do Covid-19 afetou ferozmente o ramo do entretenimento e da musica em todo o globo.

Citando especificamente São Paulo e a América Latina, onde nossa fauna noturna se torna referência mundial, estamos a mais de dois meses desolados e sem suporte do governo, um dos maiores temores desta situação é como reiniciar nossa jornada após a pandemia.

Com a impossibilidade de aglomeração a quantidade de casas noturnas e artistas que estão sendo afetados crescem a cada dia.

Diante das dificuldades a união se tornou uma peça fundamental para a sobrevivência da nossa atmosfera artística, diversas campanhas, vaquinhas e lives se tornaram alternativas viáveis para todos que compõem a fauna noturna paulistana e latina.

Diante dessa situação foi criado o Projeto Conexión Techno Sudamérica: uma multiplataforma que nasceu da união de cinco núcleos de festas de países latino-americanos.

O objetivo é criar conteúdos diversificados fazendo a integração entre núcleos, DJs, países e públicos, fomentando uma cadeia de entretenimento digital.

A abertura do projeto aconteceu recentemente, o qual teve um ótimo retorno com interesse mútuo do público e de outros artistas e núcleos além dos já envolvidos no projeto.

Nessa primeira etapa o evento foi online com transmissão via Facebook² e de apenas dois dias, composto por dez DJs de cinco países latinos¹.

O projeto prevê atividades futuras durante a quarentena, como podcasts, sets de DJs em conjunto com VJs, lives, salas de debates e a possibilidade de work shops e grupos de estudo, podendo se estender para além desses tempos de pandemia.

A arte é parte vital de uma sociedade saudável. Já que é ela que constrói o caráter individual do sujeito e consequentemente do corpo social em que esses sujeitos estão inseridos. Nesse contexto a arte é o que mais ajuda a atravessar tempos difíceis, como este isolamento atual.

Para mais informações e conhecer nosso projeto acesse nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

Follow Lolly Stardusty on:

Instagram

Soundcloud

13 Ralph Salvia

Consigo enxergar muitas possibilidades para o artista elevar seu alcance, aliando a tecnologia e o potencial de sua comunicação para se conectar com o público.

Particularmente encaro este cenário até mesmo como uma enorme chance que tenho para me reinventar, pensar fora da caixa, pesquisar ainda mais, combinar collabs com outros DJs e produtores e implementar novidades para meu projeto, trazendo assim novas experimentações sonoras e visuais, como as novas inserções de live PA que estou preparando para meus sets.

Procuro também expandir meu mindset para impactar as pessoas com mensagens positivas, exatamente neste momento que estamos precisando tanto de positividade.

Observo uma tendência em manter o conceito e estrutura das lives como ferramentas de aproximação com o público e entrega do show pelo artista, até que tudo possa retornar em definitivo.

Apesar de estarem em estudo outros projetos como shows em drive-in, por exemplo, ainda acho que o formato das lives com adaptações que possibilitem a monetização pelo produtor de eventos e com o devido direcionamento para o artista será um caminho ainda a ser muito utilizado.

Recentemente tive uma experiência maravilhosa em uma live que gostaria de compartilhar com vocês.

Toquei por 27 horas seguidas junto com um grande amigo DJ aqui do Rio de Janeiro há algumas semanas, observamos que a conexão com o público estava tão grande e o feedback tão positivo que entramos num ciclo.

A audiência estava tão ativa e calorosa, dando tanto apoio que tocávamos cada vez mais sem parar por conta do público, e eles percebiam essa nossa entrega e nos incentivavam mais ainda para que tocássemos por mais horas, até que fizemos uma campanha e superamos nossos próprios limites, impulsionados pelo combustível da audiência, pela vibe positiva dos seguidores que já eram frequentes das nossas lives e de um público novo que curtiu nossa dedicação em entregar um show diferenciado, além de ter sido uma experiência histórica para nós.

Acho que esse será exatamente o ponto chave, nos diferenciarmos e nos reinventarmos frente a essa nova realidade que teremos pela frente, não podemos é parar com o show... a música sempre vai curar!

Follow Ralph Salvia on:

Instagram

Soundcloud

14 Pebbo

Todo DJ tem um público. Independente de seu tamanho, o mais importante nesse momento é não deixar que o afastamento das pistas também o afaste dele, pois, convenhamos, é por eles que fazemos tudo isso e sem eles não estaríamos aqui.

Trabalhamos com entretenimento, e somos muito bons em fazer isso trocando energia com o público e sentindo o calor da pista, no entanto, como podemos entreter nossos fans sem as gigs?

A resposta é a INTERNET e as REDES SOCIAIS!

Foi nesse contexto que surgiu a febre das lives e as dancinhas de TikTok na cena eletrônica, artistas buscando gerar entretenimento para seus fans e permanecer nas mentes e corações deles.

No entanto, esses novos meios de entretenimento não só podem ser benéficos para dar continuidade ao trabalho de um artista, como também podem gerar bens imensuráveis a sociedade.

Podemos observar em diversos gêneros, além da música eletrônica, um esforço pela mobilização do público a fim de combater a atual crise, campanhas de doação nas redes sociais e durante as lives tem atingido níveis inimagináveis e, de certa forma conscientizado um pouco mais seu público.

Essas ações estão contribuindo diretamente para minimizar os impactos causados pelo coronavírus mas também, indiretamente, estão contribuindo drasticamente ao gerar uma visibilidade positiva para a cena, onde grupos não tão adeptos a música eletrônica, estão passando a consumi-la e enxerga-la de maneira diferente.

Inove, use sua criatividade e pense que tudo que você sabe fazer na vida real você também pode fazer nas redes sociais.

Faça isso pela sua própria carreira, pela sua cena e pelos seus fans.

Foi com esse pensamento que grandes artistas criaram as principais inovações e tendências que hoje estão bombando e influenciando milhares de pessoas, então porque não podemos ser os próximos a criar uma inovação?

Follow Pebbo on:

Instagram

Soundcloud

15 Mob.Twice

Sou o Lucas, mais conhecido como Bombom e tenho 21 anos. Atualmente trabalho como produtor de eventos e audiovisual, e vejo que o mercado da música eletrônica está crescendo a cada segundo, apesar de todos os pesares por conta do covid-19.

Uma das tendências e inovações que tem me chamado bastante atenção é a livestream “Conducta’s Crib” do DJ/Produtor frontman do selo Kiwi Rekords, Conducta. Ele é um nome muito importante para o retorno do Garage e 2-Step na cena britânica - e mundial - e um grande apresentador da famosa rádio Rinse FM.

Sua live é quase um programa de rádio. Ele pauta, juntamente de seus seguidores nas redes sociais, qual será o tema da live, que vertente será tocada, interage a todo instante com os ouvintes e a live acontece na sua sala de casa ou no quintal.

Apesar das lives estarem acontecendo com tanta frequência, eu cito está como sendo uma das que trazem o que mais tem de tendência na música eletrônica, tendo em vista que em diversas vertentes os elementos do UK Garage estão cada vez mais notórios.

Follow Mob.Twice on:

Instagram

Soundcloud

Photos: Artistas (Divulgação)

Se você é DJ e/ou produtor de música eletrônica, e tem vontade de ser incluso em algum de nossos especiais, cadastre-se aqui.

Load the next article
Loading...
Loading...