15 DJs & Producers comentam as recentes inovações surgidas em tempos de Coronavirus
As alternativas e mudanças trazidas pela quarentena & lockdown segundo os artistas
5 NEXON
É tempo de planejamento, trabalho e inovação.
Observando o cenário eletrônico no Brasil, percebe-se que eventos criativos, aqueles que fogem dos moldes tradicionais e oferecem diferentes atrativos, tem despertado cada vez mais a atenção do público amante da música eletrônica nos últimos tempos.
Certamente em meio a toda esta paralisação do mercado eventos que oferecerem uma experiência inovadora ao público terão destaque em meio tantos outros.
Obviamente a qualidade musical é a base para qualquer evento, mas para que realmente tenhamos uma experiência marcante entregar uma festa que vai além da música é o verdadeiro desafio do momento.
Algumas Labels que vem cumprindo este papel de inovação com excelência e tem atraído cada vez mais adeptos destes formatos são:
SIBOTE MUSIC, Joinville, SC
SEAS LABEL, Balneário Camboriú, SC
CONNECTION, Curitiba, PR
RADIOLA, Curitiba, PR
Experientes players do mercado quem vem apresentando inovação a cada nova edição de seus eventos.
6 Candreva
Hoje por conta da nova necessidade a internet vem colaborando para criar novos jeitos de se comunicar com seu público.
Então investimentos em gravações para ferramentas de vídeo online, como YouTube para disponibilizar sets além do SoundCloud são extremamente necessárias.
Antigamente o foco eram clubes ou festas, mas o contexto eleva a preocupação de transmitir seu show de algum jeito e é aí que entra a Live.
Muitos artistas tem escolhido diversas plataformas, as pessoas separam um tempo do seu dia para acompanhar ao vivo e o melhor, quem não pode ver na hora, pode ver depois o trabalho feito.
O artista tem que se reinventar para as redes sociais e todo o mundo digital, tem que deixar acessível sua música nas ferramentas que as pessoas estão acompanhando.
A pista de dança está temporariamente fora, mas a arte e como você pode mudar o sentimento de alguém e até deixar o dia dele um pouco mais leve não pode nunca parar.
7 Sartorian
O mundo mudou, e a forma como lidamos com entretenimento e arte também.
Em momentos assim, observamos a importância da arte para o mundo, pois sem ela, nossa quarentena seria algo torturante, acredite.
Enfrentamos um cenário caótico em todos os aspectos, porém a música foi um dos mais atingidos, pois eventos, na maioria dos países, não são mais permitidos até que a pandemia acabe.
A solução encontrada pelos DJs e produtores foram as lives em redes sociais, uma maneira simples e eficaz de se conectar com o mundo.
Porem, já é necessário revermos o modo como enxergamos eventos daqui pra frente.
Já é necessário pensarmos em um futuro próximo onde festivais serão menores, com uma quantidade limitada de pessoas, e essas deverão tomar devidas precauções.
Até la, sugiro para DJs e produtores que considerem lecionar.
Aulas particulares via Skype e mentorias são uma boa alternativa para enfrentarmos este período tao complicado, mas que irá passar.
Invistam também em produções autorais, o momento está excelente para finalmente produzir um EP e fazer diversas collabs, coisas que muitos profissionais procrastinavam por falta de tempo.
8 Nask Groove
Em tempos de Covid19 tenho percebido que a cena eletrônica dará uma boa enxugada.
Lives tem sido o caminho mais utilizados por nós DJs, mas algumas boas "sacadas" como a gurizada do Shapeless e do Flakke no Instagram mostram um pouco do outro lado do artista para o público.
Agora vamos falar qua a pegada de fazer uma "RAVE" em um Drive-in, na minha opinião é um de certo modo imprudente.
Imagina o público todo bebendo e se enlouquecendo dentro dos seus carros e depois vão embora dirigindo normalmente, isso é no mínimo estranho.
9 Gabriel Zuuk
Esse momento de pandemia trouxe a tona uma excelente forma de contato com o público pouco explorada anteriormente: as Lives.
Essa foi uma grande inovação e revolução ocorrida no cenário do entretenimento e principalmente na música.
Com os excelentes resultados obtidos com as Lives acredito que elas continuaram a existir com frequência mesmo após o fim dessa época.
Além disso, esse período propicia para os produtores muito mais tempo de estúdio.
Com isso, os produtores tendem a realizar mais testes e experimentações em busca de novos sons e consequentemente o mercado da música caminha para uma tendência de surgimento de novos artistas e de novas sonoridades.