Search Show Menu
Home Latest News Menu
News

Música e direção não combinam, diz estudo

Cientistas explicam os perigos

  • Mixmag Team
  • 20 October 2017
Música e direção não combinam, diz estudo

Curtir uma boa playlist enquanto dirigimos por aí é muito bacana, mas segundo um novo estudo, a combinação pode ser muito mais perigosa do que muitos imaginam.

Resultados de uma pesquisa mostraram que ouvir música durante a condução pode afetar seriamente a sua capacidade de concentração.

Cientistas mediram a atividade do cérebro enquanto os voluntários ouviam música dirigindo. Todos os participantes apresentaram tempos de reação mais lentos e maior stress mental ao olhar para longe da fonte de áudio.

Os cientistas por trás do estudo acreditam que o efeito pode ser ainda maior quando estamos estressados e para pessoas mais velhas e com deficiência auditiva.

Pesquisadores do University College London (UCL) Ear Institute descobriram que mudar a direção do olhar a poucos graus de distância de uma fonte sonora pode ter um efeito profundo na atividade cerebral.

O motivo disso pode ser explicado da seguinte forma: tudo indica que nossos cérebros são programados para esperar que a direção de nosso olhar e o que ouvimos esteja completamente alinhado.

Nosso sentimento intuitivo de que podemos nos concentrar em sons separadamente de onde estamos olhando é uma ilusão, dizem eles.

H/t: Daily Mail

Imagem: Reprodução

Assista Elekfantz no Mixmag Live aqui.

Join us on Soundcloud / BeBee / Facebook / Google Plus / Instagram / Twitter

Load the next article...
Loading...
Loading...