Menu
Home Latest News Menu
News

Estudo Mostra Importância Da Música No Desenvolvimento Cerebral

Pesquisadores defendem educação musical nas escolas

  • Jefferson F. Harris
  • 27 September 2016
Estudo Mostra Importância Da Música No Desenvolvimento Cerebral

Um estudo conduzido por pesquisadores da University of Southern California's Brain and Creativity Institute indica que a música realmente acelera o desenvolvimento do cérebro das crianças.

A experiência começou em 2012 e acompanha 75 crianças desde que tinham 6 e 7 anos. Parte da molecada veio da Orquestra Filarmônica Jovem de Los Angeles, outros de um programa de futebol e o resto não está envolvido em nenhuma atividade regular.

Logo após o primeiro ano, mudanças de comportamento já foram notadas. As crianças envolvidas com música se destacaram em funções como memorização de sequências numéricas e identificação de mudanças de tom.

Com dois anos de estudo, resultados claramente mostraram maior desenvolvimento da atividade cerebral - "incluindo melhorias em atividades como percepção da fala, linguagem e leitura" - nos jovens ligados à música.

"Esse desenvolvimento que constatamos nas crianças 'musicais' mostra que podemos ajudá-los tambem noutras áreas que tambem dependem dessa parte do cérebro," disse o chefe da pesquisa, Assal Habibi.

O objetivo dos pesquisadores com esse estudo, publicado no Science Direct, é defender a importância da educação musical nas escolas, ajudando no desenvolvimento de pessoas com melhores habilidades cognitivas.

Imagem: Reprodução | h/t KPCC

Load the next article
Loading...
Loading...