Menu
Home Latest News Menu
Blog

Estudo explica origens das preferências musicais

Por trás de nossos gostos

  • Mixmag Team
  • 21 February 2017
Estudo explica origens das preferências musicais

O gosto musical, segundo estudos recentes, tem raízes quase que totalmente ligadas às emoções.

Em um estudo, bebês de mães que trabalhavam com música, foram colocadas nos bastidores durante shows dessas mães. Em todos os casos, as crianças que ficavam mais calmas eram exatamente aquelas que ouviam música tocada pela própria mãe. A música tocada por outros músicos não gerava o mesmo efeito.

Outra experiência, liderado por Nim Tottenham, estudou as preferências musicais de crianças que nasceram no ano de 1990. Ela pesquisou o "Hit Parade" da época e selecionou músicas que estavam no topo das paradas quando essas crianças tinham 7 anos de idade (nesse caso, o topo dos charts nos EUA era dos Backstreet Boys.

Considere que cada bebê já tinha passado vários meses durante a gestação ouvindo, por tabela, as músicas que sua própria mãe ouvia, assim como a voz e até batimentos cardíacos. Todos estes estímulos auditivos se tornaram familiares e calmantes para o bebê.

Em 2012, quando essas crianças tinham 22 anos, Nim analisou suas preferências musicais e descobriu que a música que esse grupo ouvia quando eram crianças tinha a maior capacidade de reduzir a ansiedade mesmo aos 22 anos de idade.

A explicação de Tottenham é que, na logo na primeira infância, antes que as redes cerebrais mais complexas sejam desenvolvidas, a aprendizagem é muito mais impulsionada pelas emoções. Assim, as experiências musicais adquiridas naquela época seriam mais emocionais do que cognitivas.

Outro fator que ajuda na formação das preferências musicais é a própria influência de nossos semelhantes, tanto que cada geração parece ter sua própria música que a geração mais velha "não entende". Os jovens apresentam uns aos outros à diferentes estilos musicais mais ligadas ao seu próprio mundo e contexto.

E você, já pensou um pouco na origem de suas preferências musicais?

H/t: Forbes / Quora

Imagem: Reprodução

Veja as 30 sessions do Mixmag Lab mais curtidas no YouTube aqui.

Baixe as revistas da Mixmag Brasil, grátis, para IOS e Android!

Curta a Mixmag no BeBee / Facebook / Google Plus / Instagram / Twitter

Load the next article
Loading...
Loading...