Menu
Home Latest News Menu
Blog

Entenda Por Que Ficar Ocupado Demais Destrói Sua Produtividade

Você é super busy? Então tá ferrado.

  • Mixmag Brazil Crew
  • 30 March 2016
Entenda Por Que Ficar Ocupado Demais Destrói Sua Produtividade

Muita gente acha que ficar sempre ocupado, cheio de coisas pra fazer e sem tempo para nada é sinônimo de trabalho duro e bons resultados. Segundo especialistas, é exatamente o contrário.

Ser super ocupado está totalmente ligado a excesso de atividades e isso envolve realizar multi-tarefas e ser interrompido o tempo todo: elementos mortais para a produtividade.

A Universidade de Michigan publicou recentemente um estudo onde mostra que ao interromper uma tarefa e começar a fazer outra, você aumenta em 25% o tempo para completar cada uma das tarefas.

Isso significa que em apenas 2 tarefas simultâneas, você estará perdendo 50% do seu tempo.

Imagine que você tem um trabalho de 2 horas para ser realizado. Se você adicionar outra função de 2 horas, ao invés de acelerar os dois jobs, você vai gastar cerca de 6 horas para terminar os dois - resultado muito diferente do que muita gente imagina.

Mas um dos principais motivos pelos quais viver super ocupado ferra com a produtividade está no próprio cérebro humano, que possui dispositivos que não nos deixam concentrar em duas coisas ao mesmo tempo.

A Microsoft conduziu experiências com seus funcionários e descobriu que as pessoas levam aproximadamente 15 minutos para retornar a função que estavam fazendo até serem interrompidos, seja por emails, telefonemas ou afins.

A conclusão foi que as pessoas nunca gastam 15 minutos atendendo a ligação e nem respondendo aos emails e mensagens, mas a interrupção sempre leva a perda de tempo em outras atividades, como "navegar na internet por prazer momentâneo."

Pesquisadores da Universidade de Chicago chegaram a uma conclusão sobre por que tanta gente aposta em ficar super ocupado, mesmo que isso acabe detonando a produtividade: o medo natural da falta de atividade e do fracasso.

Por isso, gastamos tanto tempo respondendo emails inúteis, dando infinitas olhadas na internet, desperdiçando tempo que deveria ser usado no desenvolvimento dos projetos de alta prioridade no dia.

Pelo jeito, é melhor dar um jeito de re-aprender a trabalhar evitando o conceito multi-tarefas e focar mais em fazer uma coisa de cada vez.

Segundo diversas pesquisas, o resultado vai ser infinitamente melhor para seu desempenho.

h/t Forbes / Imagem: Reprodução

Load the next article
Loading...
Loading...