Menu
Home Latest News Menu
Blog

As vantagens e desvantagens de ouvir música no trabalho

Ajuda ou atrapalha?

  • Mixmag Brazil Crew
  • 27 April 2019
As vantagens e desvantagens de ouvir música no trabalho

De acordo com uma empresa de neuromarketing inglesa chamada Mindlab International, ouvir música eletrônica é uma das melhores coisas que você pode fazer para aumentar o foco e a concentração no trabalho.

Em um experimento conduzido pela Mindlab, 26 pessoas receberam tarefas como equações matemáticas e revisões ortográficas durante 5 dias consecutivos.

Todos os participantes realizaram as tarefas acima ouvindo 4 gêneros musicais diferentes: ambiente, música clássica, pop e eletrônica.

A experiência demonstrou que aqueles que trabalharam ouvindo música eletrônica tiveram não só a melhor performance como tambem a mais rápida.

Mas isso não quer dizer que ouvir um bom set de Richie Hawtin ou Carl Cox vai aumentar o desempenho de todo mundo durante o trabalho. Na verdade, multitasking (fazer várias tarefas ao mesmo tempo) é extremamente prejudicial à sua produtividade.

Vários elementos ativados pelos beats como lembranças, emoções e até reconhecimento de letras das músicas podem atrapalhar a concentração de qualquer um.

Outro estudo publicado em um livro de 1972 chamado 'Applied Ergonomics' mostrou que música é o acompanhamento ideal para "tarefas repetitivas que necessitam de foco mas com baixo nível de reconhecimento."

A real mesmo é que, de acordo com o mesmo estudo, 90% dos trabalhadores desempenham melhor ouvindo música.

O Dr David Lewis, neuropsicólogo do Mindlab explicou: “A conclusão é que música é uma ferramenta altamente eficaz quando se busca não apenas melhorar desempenho como tambem o estado mental e emocional da equipe – as pessoas ficam mais positivas a respeito do trabalho.”

Com certeza, trabalhar curtindo um som bacana como esse do Thievery Corporation (abaixo) é muito melhor do que trampar ouvindo nada!

Imagens: Reprodução

Quartz / Thump / Telegraph

Load the next article
Loading...
Loading...